Kaolinitum
Caulinita
A caulinita é o tipo mais comum de argilomineral – silicato de alumínio hidratado – e se apresenta como um bloco irregular, branco rosado ou esbranquiçado, alguns com marcas ou listras vermelho claro ou amarelo muito claro; as listras são brancas finas. O corpo é leve e macio, podendo ser arranhado com as unhas. Seção brilho terroso. Forte absorção de água, pegajoso na língua quando lambido, sem sensação de areia quando mastigado; cheiro de terra, sabor leve. Os de cor branca, finura e forte absorção de água são os preferidos.
O caulim teve a sua utilização industrial na fabricação de artigos de porcelana iniciada há vários séculos. A partir de 1920 teve início a sua aplicação na indústria de papel, seguida pelo uso na indústria da borracha. Mais recentemente, o caulim passou a ser utilizado na industrialização de plásticos, pesticidas, rações, produtos alimentícios, farmacêuticos, fertilizantes e outras variedades de aplicações industriais.
É também um medicamento e age como antidiarreico intestinal adstringente. É frequentemente usada em forma de pílula e topicamente. Não é tóxico.
- Propriedades: gosto doce, temperatura neutra
- Meridianos associados: Intestino Grosso
- Dosagem: 9 a 12 gramas, usado geralmente em forma de pílula e topicamente.
Ações e Indicações
Para de sangrar
Estabiliza distúrbios abandonados
- Diarreia crônica
- Disenteria crônica
Absorve umidade e feridas (pode ser usado topicamente)
Cuidados
- Contraindicado para quem apresenta estagnação de umidade e calor.
Fontes pesquisadas