Rhizoma Eleocharitis dulcis
Castanha D’água
Castanha d’água (nome científico: Eleocharis dulcis), também conhecida como castanha d’água chinesa, castanha -da-índia, entre outros, é uma espécie Cyperaceae Eleocharis.
São plantas herbáceas aquáticas perenes, com estolões subterrâneos, e o ápice se expande em bulbos (caules metamórficos subterrâneos). Os caules acima do solo são eretos e agrupados, tubulares verde-escuros, com nós, com folhas membranosas degeneradas, espigas, flores marrons, aquênios nos nós, de natureza quente e úmida, não resistentes ao frio.
As castanhas d’água têm sabor doce e crocante, ricas em nutrição, contendo proteínas, gorduras, fibras brutas, caroteno, vitamina B, vitamina C, ferro, cálcio e carboidratos. Pode ser usado para cozinhar e fazer amido. Sua fibra é esférica, fácil de absorver detritos e tem uma boa função de limpeza do trato intestinal.
É usado como remédio com bulbos e partes aéreas. Nome chinês do bulbo: Castanha d’água. Partes aéreas: Tongtiancao (aspargos).
Tem efeito antibacteriano.
A castanha d’água (bulbo), elimina o calor e promove o fluido corporal, resolvendo a fleuma, eliminando a estagnação. A parte aérea, o aspargo, é clareador de calor e remoção de substâncias tóxicas, induzindo a diurese, reduzindo reações adversas.
O bulbo é usado para doença febril, sede, dor de garganta, tosse com catarro, congestão conjuntival, sede, disenteria, icterícia, estranguria quente, acúmulo de alimentos, verrugas. A parte aérea é usada em banho quente, para disúria, edema, furúnculo, soluço.
- Propriedades: gosto doce; temperatura ligeiramente fria, frio
- Meridianos associados: Pulmão, Estômago, Intestino Grosso
- Dosagem: Bulbo: 12-120g, mastigado ou em decocção. Sumo fresco macerado ou em pó: 30-60g. A parte aérea 15 a 30 gramas em decocção ou, para aplicação externa, quantidade adequada triturada para aplicação.
Ações e Indicações
Transforma a Fleuma e reduz as acumulações
- Tosse por Fleuma-Calor
- Nódulos de catarro, como escrófula
Limpa o Calor do Pulmão e do Estômago, gera fluidos e acaba com a sede
- Sede e prisão de ventre por Calor nos Pulmões e Estômago com diabetes, icterícia, disfunção urinária dolorosa, olhos vermelhos, dor de garganta e inchaço
- Comumente utilizado para doenças de patógenos quentes
Esfria o Sangue, remove toxinas, promove a evacuação e melhora o apetite
- Prisão de ventre, conjuntivite, opacidade da córnea, massas duras e indigestão
Outras informações
- Castanhas d’água são alimentos frios e crescem em pântanos subterrâneos ou campos de arroz. Existem muitas bactérias e parasitas (como vermes de gengibre, que parasitam o intestino delgado) presos à pele. Portanto, não é adequado comer muito crua e a pele deve ser retirada, especialmente para o baço e o estômago.
- As castanhas d’água são alimentos crus e frios, que não são adequados para pessoas com deficiência de baço e rins e estase sanguínea.
- Castanhas d’água contêm a maior quantidade de fósforo entre os tubérculos, que podem promover o crescimento humano e manter as funções fisiológicas, e são de grande benefício para o desenvolvimento dos dentes e ossos. Portanto, as castanhas de água são adequadas para as crianças comerem.
Cuidados
- Contraindicado para quem tem Deficiência de Frio.
- Contraindicado para pessoas com Deficiência de Sangue.
- Contraindicado para aqueles com tosse por Deficiência de Yin.
Fontes pesquisadas