Fructus Psoraliae
Fruto Psoralial – Ervilha Baga
Psoralea corylifolia L. é uma conhecida planta medicinal tradicional usada desde a antiguidade para o tratamento de várias doenças. É amplamente distribuído e uma parte importante da terapêutica na Ayurveda e na medicina chinesa. A palavra Psoralea origina-se do grego psoraleos, que significa “afetado com coceira ou com lepra” (Chopra, Dhingra, & Dhar, 2013).
Bu Gu Zhi é o fruto da planta Psoralea corylifolia L., uma erva ereta anual do gênero Fabaceae e Psoralea, que cresce ente 30e 180 cm de altura. As flores são pequenas e em forma de trevo vermelho (Krishnamurthi, 1969). A disposição das folhas é racemosa. As folhas simples são largas, elípticas, com margens com reentrâncias. Há um total de cerca de cinco nervos principais que se originaram da base da folha. As folhas são pubescentes com pelos brancos nas superfícies superior e inferior das folhas. A cor das flores quando floresce durante a chuva é roxa com tons de azul. Eles estão mais lotados nas axilas. Os pedúnculos são longos e um único racemo pode carregar de 10 a 30 flores. A cor das vagens é de chocolate preto. As vagens são de tamanho pequeno (3,5–4,5 × 2,0–3,0 mm). A forma das vagens é ovoide a oblonga, pode ser plana. Psoralea contém uma única semente. A forma da semente é alongada com superfície lisa. A semente é sem pelos, comprimida e com caroços próximos. A cor da semente é marrom escura. As sementes não possuem amido, têm textura oleosa. A colheita fica totalmente madura em 7 a 8 meses. A fruta não pode sobreviver em climas frios. A fruta normalmente não tem odor, mas quando mastigada, produz pungência. O sabor da fruta é amargo, acre e desagradável.
Psoraleae tem o efeito de nutrir o rim e o yang, revigorando o Qi e aliviando a asma, aquecendo o baço e interrompendo a diarréia e eliminando gases e sardas.
Estudos farmacológicos modernos mostraram que o psoraleno tem as funções de regular a imunidade, aliviar a asma, inibir a hiperplasia prostática benigna, antitumoral e antibacteriano.
Psoraleae pode ser usado para tratar a asma devido a deficiência renal, deficiência de rim yang, micção frequente e enurese, impotência e emissão noturna, dor fria na cintura e nos joelhos, diarreia antes do amanhecer, dor de dente e fadiga mental. Externamente para tratar alopecia areata e vitiligo.
- Propriedades: amargo, temperatura muito quente
- Meridianos associados: Rim, Baço (Pericárdio)
- Dosagem: 3 a 9 gramas; Tintura: 2-4ml. Para aplicação externa, mergulhar em vinho e colocar na área afetada.
Ações e Indicações
Tonifica os Rins, fortalece o Yang, estabiliza o Jing e disciplina a urina
- Deficiência de Yang do Rim com impotência, ejaculação precoce, enurese, frequência urinária, dor lombar e extremidades frias e dolorosas
- Rins incapazes de captar o Qi
- Enfraquecimento do Fogo Ming Men
Tonifica e aquece o Yang do Baço e interrompe a diarreia
- Diarreia por Deficiência do Yang do Baço com borborigmo e dor abdominal
- Mais apropriado para aqueles com Deficiência de Yang do Baço e do Rim
Topicamente para vitiligo
- Vitiligo (embebido em vinho e aplicado topicamente)
Outras informações
- A tradução literal de Bu Gu Zhi é “tonificar resina óssea”.
- Trata o Jiao Inferior quando Yuan Qi está Deficiente ou Frio.
- Gera a Terra – o Baço torna-se quente e forte.
- Recentemente, foi usado para sangramento uterino, sangramento menstrual excessivo, sangramento excessivo pós-aborto, sangramento devido a pílula anticoncepcional ou uso de DIU, hemofilia, epistaxe e úlceras.
- Ajuda o Yang a ascender.
- Quando usado para vitiligo, a área afetada deve ser exposta à luz do dia após a aplicação por 10 minutos ou 2-5 minutos sob luz ultravioleta. Deve ser lavado para evitar reações cutâneas locais. Se ocorrerem reações, pare de usar Bu Gu Zhi.
- Foi demonstrado que evita abortos espontâneos.
- Sua ação hemostática tem início lento.
- Ele também tem uma capacidade de cicatrização de fraturas.
- Esta erva pode ser usada sozinha ou servida com mingau de arroz para poliúria em idosos.
- Pode ser usado sozinho como um pó tomado com licor quente para dor lombar.
- Ambos Bu Gu Zhi e Sm. Astragali Complanati Sha Yuan Zi tonifica o Yang do Rim, adstringe o Jing e trata a disfunção urinária. Bu Gu Zhi é muito quente, tonifica o Yang do Baço e adstringe a diarreia. Sha Yuan Zi não é muito quente ou seco e ilumina os olhos. Tonifica a Deficiência do Fígado e do Rim que leva à visão turva.
- Ambos Bu Gu Zhi e pe. Alpiniae Oxyphyllae Yi Zhi Ren tonifica o Baço e os Rins, fortalece o Yang, interrompe a diarreia, adstringe o Jing e a urina e são comumente usados para tratar as Deficiências do Yang do Baço e do Rim. Bu Gu Zhi Aquece principalmente os Rins e, assim, aquece indiretamente o Yang do Baço. Trata a diarréia crônica e a diarréia do canto do galo devido às deficiências do Yang do Baço e do Rim. Também trata a dor lombar. Yi Zhi Ren aquece mais fortemente o Yang do Baço, e secundariamente aquece os Rins para tratar a diarreia associada à exposição do Baço e do Estômago ao Frio. também trata o sangramento uterino.
- A Psoralea Chao Bu Gu Zhi frita é menos amarga e seca e menos acre e dispersa para aquecer melhor o Yang e parar a diarreia.
- Psoralea frita com sal Yan Chao Bu Gu Zhi, também conhecida como Psoralea Zhi Bu Gu Zhi preparada, entra diretamente no canal do Rim para melhor tonificar e adstringir o Jiao Inferior. é frequentemente usado para tratar a incontinência urinária, impotência e falha dos Rins em captar o Qi.
- O Psoralea Jiu Chao Bu Gu Zhi frito com vinho tem um sabor acre aprimorado e uma capacidade de dispersão para fortalecer sua capacidade de tratar o Vento-Umidade Bi.
Cuidados
- Contraindicado para aqueles com deficiência de Yin com sinais de Calor ou constipação.
- Contraindicado para quem tem Umidade-Calor causando atrofia dos ossos.
- Use com cautela para Deficiência de Frio do Estômago.
- Use com cautela durante a gravidez.
- Aqueles com deficiência de yin e fogo são proibidos de tomá-lo.
Incompatibilidade
- Antagoniza Rx. Glycyrrhizae Gan Cao
Fontes pesquisadas