Radix bupleuri
É a raiz seca da planta Umbelliferae Bupleurum chinensis, que é escavada na primavera e no outono, retiram-se os caules, folhas e sedimentos e secam. Os efeitos de seu uso incluem o alívio dos sintomas depressivos e a regularização da menstruação. Trata sintomas de boca amarga, surdez, tontura, vômitos e malária. Reconcilia o exterior e o interior. Elimina os males do fígado e da vesícula biliar. Acalma o fígado e promove o Yang. Para resfriado comum e febre, frio e calor alternados, dor distendida no peito e no hipocôndrio, menstruação irregular, prolapso dos órgãos genitais e prolapso do ânus
- Propriedades: Amargo, pungente, ligeiramente frio por natureza.
- Meridianos associados: Fígado e Vesícula Biliar, Pericárdio e Triplo Aquecedor.
- Dosagem: Decocção de 3 a 10g. Para liberar sintomas externos e febre, deve ser usado in natura em dosagem um pouco maior; para acalmar o fígado e aliviar a depressão, deve ser processado com vinagre; para o yang ascendente, pode ser usado in natura ou preparado com álcool, em qualquer forma de preparo deve ser usado em pequena dosagem.
Ações e indicações
Resolve distúrbios de Shao Yang (Yang Menor; meridiano da vesícula biliar)e reduz a febre (harmoniza o Exterior e Interior)
- Tem as ações de expelir os patógenos e liberar o exterior, especialmente sendo eficaz para febre alta, não importa o tipo de frio ou calor devido ao ataque de patógenos externos
- Estágio Shao Yang (Yang Menor; meridiano da vesícula biliar) com calafrios e febre alternados, gosto amargo, tontura, zumbido, dor no flanco, irritabilidade, vômito e sensação sufocante no peito.
É uma erva importante para tratar a doença shaoyang com sintomas como calafrios e febre alternados, plenitude na região das costelas e peito, gosto amargo na boca e sede, pois é fácil entrar no meridiano shaoyang (meridiano da vesícula biliar) e eficaz para expulsar o meio exterior patógeno semi – interior
- Deficiência de Calor ( auxiliar).
- Fogo da Vesícula Biliar.
Espalha o Qi do Fígado e alivia a Estagnação:
- Estagnação do Qi do Fígado com tontura, vertigem, dor no peito e nos flancos, instabilidade emocional e problemas menstruais.
É uma erva importante para o tratamento da síndrome da depressão hepática com estagnação do Qi manifestada por dor distendida na área das costelas ou abdômen, depressão, menstruação irregular, etc.
- Desarmonia entre o Fígado e o Baço com dor epigástrica e no flanco, sensação de sufocamento no peito, inchaço abdominal, náusea e indigestão.
- Desarmonia do fígado/vesícula biliar.
Eleva o Yang Qi (especificamente o Qi Limpo do Estômago e da Vesícula Biliar)
- Deficiência do Yang do Baço e do Estômago, colapso do Qi (prolapso) com hemorroidas, corrimento vaginal, sangramento ou exaustão.
Esta erva pode ascender o Yang Qi claro do baço e do estômago, e pode ser usada para tratar a distensão do abdômen, diarréia duradoura, até prolapso do reto, histeroptosia (queda do útero) e outros causados pela deficiência do baço que não mantém os órgãos e afundamento do meio
Dispersa o Vento-Calor e resolve Fleuma e Congestão.
Além disso, também tem a ação de aliviar a febre e controlar a malária; e é uma erva frequentemente usada para malária.
Outras informações:
- Esta erva trata o calor da deficiência, problemas ginecológicos, furúnculos, furúnculos e doenças dos olhos e ouvidos.
- É uma das mais importantes das ervas frias. Relaxa a tensão do Fígado, acalma o Vento, esfria o Fogo e, portanto, é usado para tratar convulsões, tensão muscular, nódulos, tumores, doenças de pele, distúrbios digestivos, Calor Pulmonar, irregularidade menstrual e sangramento excessivo devido ao calor. Pode liberar raiva reprimida e calor. Rx. Paeoniae Alba Bai Shao modera este efeito.
- Bupleurum é a erva primária em terapias de harmonização.
- Estimula imediatamente o sistema imunológico.
- Esta erva é considerada o “Imperador do Fígado”.
- É bom para todos os tipos de toxicose, especialmente infecções do fígado/vesícula biliar.
- É bom para alergias.
- Grandes doses têm sido usadas para tratar a malária e a febre da água negra.
- Para aplicação tópica, use cru.
- Para condições internas, assar em saquê.
- Para Fleuma e Calor, assar em água com mel.
- Para o Fogo do Fígado e da Vesícula Biliar, assar em água de vesícula biliar de porco.
Cuidados:
- Contraindicado para pessoas com tosse por deficiência de Yin.
- Contraindicado para pessoas com Deficiência de Yin e/ou Fluido (lesão grave de Yin).
- Contraindicado para aqueles com Fogo do Fígado ou Ascensão do Yang até a cabeça.
- Esta erva pode causar náuseas ou vômitos. Para neutralizar, use uma dosagem menor.
- Não use sozinho continuamente.
Fontes pesquisadas