Herba Catharanthi
Pervinca
A Catharanthus roseus (L.) G. Don ou vinca é uma planta ornamental originária de Madagascar, que foi amplamente cultivada em diversos países, inclusive no Brasil, se distribuindo por todas as regiões tropicais e subtropicais. Com 30 a 50 cm de altura, é uma planta herbácea perene, ou seja, de pequeno porte e com um longo ciclo de vida, sem queda de suas folhas ao longo do ano. É da família Apocynaceae e existem as variantes Pervinca branca e Pervinca amarela, ambas utilizadas como medicamento. Aqui no Brasil também é conhecida como “maria-sem-vergonha”.
Além do seu caráter ornamental, as suas características mais utilizadas atualmente são devidas a alta concentração de importantes alcaloides em suas estruturas que possuem fins farmacológicos com compostos ativos importantes para o tratamento oncológico. Concomitantemente, a C. roseus também possui propriedades tóxicas e alucinógenas, sendo muito usual na medicina tradicional indiana, denominada Ayurveda.
A vincristina, um dos alcaloides presentes nesta planta, é utilizada no tratamento de diversos tipos de tumores sólidos e hematológicos como: câncer de mama, linfomas não-Hodgkin, linfoma Hodgkin, leucemia aguda, e como coadjuvante no tratamento de rabdomiossarcoma, neuroblastoma e nefroblastoma. Apesar de seu papel importante no tratamento de neoplasias, a principal limitação do uso da vincristina é sua neurotoxicidade periférica, desencadeando neuropatias sensoriais, motoras e/ou autonômica.
Em termos de fitoterapia chinesa, toda a erva pode ser usada como remédio para alívio da dor, anti-inflamatório, sonífero, laxante e diurético. Há também médicos que o adicionam à receita de compostos para o tratamento do câncer, devido aos seus componentes antitumorais. Diz-se que tem a seguinte ação farmacológica: antitumoral, diminuindo a pressão sanguínea, diminuindo o açúcar no sangue, diminuindo a gordura no sangue.
A planta inteira é tóxica e requer atenção cuidadosa. Depois de comer por engano, causará sintomas como leucopenia, trombocitopenia, fraqueza muscular e paralisia dos membros. Os alcaloides, como vimblastina e vincristina, são extraídos e usados como quimioterápicos para vários tipos de câncer, como leucemia e doença de Hudgkin. O nome comercial chinês da vincristina purificada é “Weixin”.
- Propriedades: gosto amargo, suave, temperatura fria, um pouco tóxica
- Meridianos associados: Fígado, Rim
- Dosagem: 9 a 15 gramas
Ações e Indicações
Acalma o Shen e acalma os nervos
Limpa o Calor, resolve a toxicidade, esfria o Sangue e subjuga a hiperatividade do Yang do Fígado e reduz a pressão sanguínea
- Tumores malignos, leucemia, linfossarcoma, hipertensão, diabetes mellitus, púrpura trombocitopênica primária, toxina de inchaço de abscessos, feridas e queimaduras
Outras informações
- Esta erva demonstrou inibir o crescimento de células cancerígenas.
- É usado principalmente para a doença de Hodgkin e leucemia aguda em crianças.
Cuidados
- Cuidado, as toxinas podem se acumular e causar degeneração das células nervosas.
- Efeitos colaterais: alopecia, dor abdominal, náusea, constipação, dor muscular, dormência nos dedos, febre.
- Contraindicado para aqueles com deficiência de medula óssea devido à quimioterapia ou radioterapia.
Fontes pesquisadas