Herba Plantaginis
Tradicionalmente, a planta era usada para tratar doenças do fígado, problemas estomacais e inflamação do sistema urinário.
De acordo com a medicina tradicional chinesa, todas as partes da planta são medicamentos para resfriar o calor e promover a micção, causar diurese, limpar o calor úmido, iluminar os olhos e desalojar a fleuma.
As folhas e as sementes têm eficácia anti-inflamatória, antisséptica, antitússica, cardíaca, diurética, expectorante, hemostática. As raízes podem ser transformadas em uma decocção para tratar a tosse.
Está listado como a nota máxima no livro da medicina tradicional chinesa “Shen Nong’s Materia Medica”, e diz que pode “aliviar a dor, facilitar a micção e remover a umidade e a dormência”. Já o “Bielu dos Médicos Famosos”, que foi escrito no final da Dinastia Han, registra que pode “curar as feridas dos homens, o gotejamento das mulheres, o desejo de comer, nutrir os pulmões e fortalecer o yin, nutrir a essência do rim, limpar o fígado e a visão e aliviar vermelhidão, inchaço e dor nos olhos”. Ainda o “Compêndio de Matéria Médica” da Dinastia Ming registra: “(Plantago) grama e raízes, doces, frias, não tóxicas, podem curar sangue na urina, podem nutrir os cinco órgãos internos, melhorar a visão, facilitar a micção…”
- Propriedades: doce, frio.
- Meridianos associados: Fígado, Rim, Pulmão e Intestino Delgado
- Dosagem: Faça uma decocção de 9 a 30 g ou triture em suco para administração oral ou 30 a 60 g do produto fresco. A dosagem adequada é para aplicação externa, triturado o produto fresco para aplicação.
Ações e Indicações
Induz a diurese, limpa o calor, melhora a visão e dissipa o catarro.
- Obstrução urinária, hematúria, icterícia, diarreia, leucorreia mórbida, estranguria, inchaço e dor nos olhos, epistaxe, faringite, amigdalite, tosse, úlcera na pele.
Outras informações
- As mulheres grávidas precisam evitar o uso deste medicamento, que pode causar atividade uterina e laxação.
- Plantago asiatica pode causar efeitos colaterais, como anafilaxia, congestão torácica, espirros, olhos lacrimejantes, asma ocupacional e concreção gástrica.
Fontes pesquisadas