Flos Aurantii
Flor de laranjeira
Dai Dai Hua, também conhecida como flor Toi Toi, é o botão de flor da planta de nome latino Citrus Aurantium L., com pseudônimos de laranja azeda, laranja verde, Rutaceae. Citrus Aurantium é uma árvore pequena com galhos e folhas densas, muitos espinhos, sendo que os espinhos dos galhos alongados chegam a 8 cm. De folhas verdes rodopiantes e frutos dourados pendurados.
Dai Dai Hua é o botão de flor seca de Rutaceae Citrus, conhecido como flor de laranjeira. É um arbusto perene, ramificado, delgado, folhas alternadas, flores brancas na primavera e verão, aroma forte. A fruta é plana e esférica, vermelho-alaranjado no inverno e verde novamente no verão do ano seguinte, por isso é chamado de “Laranja Huiqing”, que volta ao verde laranja.
De maio a junho, quando as flores não estão desabrochando, são colhidas em lotes e secas no tempo. Os que são completos, de cor branco-amarelada e de aroma forte são os preferidos. O principal local de origem do Dai Dai Hua é Zhejiang, na China, e agora é cultivado em todas as províncias do sudeste da China.
Dai Dai Hua, a flor de laranjeira, regula o Qi, alarga o meio, apazigua e alivia o vômito, tem efeitos anti-inflamatórios, antivirais, antibacterianos, antitumorais, antioxidantes, ajuda a motilidade gastrointestinal e tem outros efeitos farmacológicos. Dai Dai Hua é usado principalmente para tratar plenitude e dor no peito e abdômen, náuseas e vômitos, indigestão, etc.
- Propriedades: gosto doce, amargo;
- Meridianos associados: Fígado, Estômago
- Dosagem: 15 a 24 gramas
Ações e Indicações
Acalma o Fígado e regula o Qi
- Angústia e plenitude torácica
- Dor epigástrica
Harmoniza o Estômago
- Vômito
- Anorexia
Fontes pesquisadas