Radix angelicae sinensis
Diz a lenda que, há muito tempo, havia um casal muito amoroso que vivia feliz, mas a esposa foi infeliz sofrendo de uma doença grave. Procurou tratamento médico em vários lugares por muitos anos, mas foi ineficaz. O marido prometeu curar a doença de sua esposa, então ele foi pessoalmente às montanhas remotas para coletar remédios. Diziam à esposa: você pode se casar novamente porque o tempo voa e já faz três anos e o marido ainda não voltou para casa. Mas as coisas são imprevisíveis. Pouco tempo depois do novo casamento, o ex-marido voltou com as ervas. A esposa estava profundamente envergonhada do ex-marido, pegou as ervas enviadas pelo ex-marido, com a intenção de se desculpar, e a doença foi curada. Mais tarde, as pessoas chamaram a erva de “Angélica”.
Geralmente pode ser colhido após 2 anos de crescimento. É desenterrado no final de outubro, sacudido do solo e, depois que a água evapora um pouco, montado um barracão e a raiz defumada para secar – primeiro com fogo de lenha úmido para colorir a angélica até a pele ficar vermelha e, em seguida, com fogo de carvão.
Os materiais medicinais da planta são raízes secas, que podem ser divididas em três partes: a cabeça da raiz é chamada de “guitou”, a raiz principal é “guishen”, e as raízes dos ramos e pontas das raízes são “guiwei”.
Dang Gui nutre o sangue e ativa o sangue, regula a menstruação e alivia a dor e relaxa os intestinos.
- Propriedades: morna, picante e doce.
- Meridianos associados: Coração, Baço e Fígado.
- Dosagem: Decocção de 6 a12 g. Comumente é aplicado em matéria-prima, mas o refogado com álcool é para promover a circulação sanguínea.
Ações e indicações:
Tonifica o Sangue e regula a menstruação
- Deficiência de Sangue, especialmente quando afeta o Coração e o Fígado com tez pálida, acinzentada, unhas sem brilho, zumbido, visão turva e palpitações.
- Deficiência de Sangue associada a menstruação irregular, amenorreia e dismenorreia
Revigora e harmoniza o Sangue e dispersa o Frio (faz parar a dor devido à Estase do Sangue)
- Estase do Sangue causando dor abdominal e carbúnculos e dor devido à Estase do Sangue por lesão traumática, especialmente quando acompanhada de Frio por Deficiência.
- Menstruação pós-parto.
- Gravidez (use com cuidado).
- Deficiência de Sangue com Vento-Umidade-Bi crônica.
Reduz o inchaço, expele pus, gera carne e alivia a dor
- Feridas e abscesso (Chuang Yung), internamente e topicamente.
Faz parar a tosse e trata a dispneia.
Umedece e desbloqueia os intestinos secos devido à deficiência de sangue e desbloqueia os intestinos
Outras informações:
- A cabeça – Caput Radicis Angelicae Sinensis Dang Gui Tou é a parte mais tonificante, mas menos eficaz na ativação.
- A cauda – Extremitas Radicis Angelicae Sinensis Dang Gui Wei é a menos tonificante, mas a mais ativadora. Na fórmula SU TIN TZ TON SUEI (da qual esta erva faz parte) é somente utilizada a porção filiforme da raiz, semelhante a um “rabo”.
- O corpo – Corpus Radicis Angelicae Sinensis Dang Gui Shen é mais tonificante do que ativador.
- Geralmente a raiz inteira é usada.
- Ele faz cessar os espasmos.
- Desintoxica o Sangue.
- É considerada a erva suprema da mulher porque regula o Sangue e nutre os órgãos reprodutores.
- É usado em quase todas as fórmulas para nutrir o Sangue, ativar o Sangue, melhorar a pele, regular a menstruação e tratar dores abdominais.
- Herbalistas ocidentais acham que não deve ser usado durante a gravidez, mas é um componente de quase todas as fórmulas para prevenir aborto e nutrir o sangue quando há fraqueza durante a gravidez.
- Dang Gui foi eficaz no tratamento de amnésia induzida por escopolamina e cicloheximida.
- Dang Gui trata danos no fígado induzidos por acetomiofeno (paracetamol).
- Esta erva é adequada para todas as condições que envolvem estase, secura, deficiência ou frio.
- Pode ser usado para Deficiência de Sangue com Calor porque gera Sangue e enriquece Yin, reduzindo assim o Calor.
- Tem um efeito estimulante e relaxante no útero e aumenta os níveis de estrogênio e progesterona.
- Rx frito a seco. Angelicae Sinensis Chao Dang Gui reduz seu teor de óleo e o torna menos capaz de umedecer os intestinos e é apropriado para pacientes ginecológicos com diarréia.
- Rx frito no vinho. Angelicae Sinensis Jiu Chao Dang Gui tem uma propriedade de umedecimento do intestino ligeiramente mais forte e é apropriado para estase de sangue com deficiência de sangue.
- Rx frito na terra. Angelicae Sinensis Tu Chao Dang Gui reduz seu teor de óleo e o conduz diretamente ao Baço e Estômago. É usado para tonificar o Sangue em pacientes com diarréia ou fezes moles.
- Rx frito com vinagre. Angelicae Sinensis Cu Chao Dang Gui não é comumente usado. Entra no Fígado, é azedo e, portanto, restringe o sangramento.
- Rx carbonizado. Angelicae Sinensis Dang Gui Tan para o sangramento enquanto reduz a estase de sangue e é comumente usado.
Cuidados:
- Cuidado em casos de diarreia ou distensão abdominal por Obstrução por Umidade.
- Contraindicado na Deficiência de Yin com Sinais de Calor.
- Contraindicado quando não há fraqueza aparente no sistema.
- Contraindicado se o Vento-Frio não for eliminado. Vento-Umidade Bi
Fontes pesquisadas