Pular para o conteúdo

Radix et Caulis Erycibes

Raiz e Caule de folha obtusa Erycibe

Erycibe obtusifolia
Ding Gong Teng 丁公藤

Ding Gong Teng é uma trepadeira lenhosa de Convolvulaceae, de nome Erycibe obtusifolia Benth, com até 10 metros de comprimento. As raízes, caules e galhos podem ser utilizados como remédio. É colhida durante todo o ano, lavada, cortada em seções, cozida no vapor por 2 a 4 horas e seca ao sol.

É uma planta venenosa incluída no Banco de Dados do Atlas Vegetal Chinês, e sua toxicidade é venenosa para caules e raízes. O uso impróprio geralmente causa envenenamento e os sintomas incluem sudorese profusa e dormência dos membros. Para desintoxicar, alcaçuz e mel podem ser tomados por via oral e o corpo ser lavado com água morna. Apesar disso, esta planta tem uma história medicinal de mais de 300 anos.

Existem 66 espécies deste gênero, sendo que 11 delas são produzidas na China. Entre elas, a cana Ding Gong Teng é usada para remédios e ainda é a matéria prima do licor medicinal para reumatismo (Feng Lioxing).

Tem a ação de expulsar o vento e a umidade; reduz o inchaço e alivia a dor. Indicado para principalmente artralgia reumática; também para hemiplegia, hematomas, edemas e dor de quedas e ciática.

  • Propriedades: gosto acre; temperatura quente, tóxica
  • Meridianos associados: Fígado, Baço, Estômago
  • Dosagem: 3 a 6 gramas. Pode ser tomado por via oral ou embebido em vinho ou transformado em linimentos para aplicação externa.

Ações e Indicações

Dissipa o Vento, elimina a Umidade, resolve o inchaço e alivia a dor

  • Artrite reumática devido a Vento e Umidade, hemiplegia, dor e inchaço por lesão traumática

Cuidados

  • Contraindicado durante a gravidez.
  • Contraindicado para pessoas frágeis e debilitadas.

Fontes pesquisadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *