Apis Mel
Mel
O mel é translúcido, brilhante, espesso! Naturalmente doce e fácil de ser absorvido pelo corpo humano. Tem sido usado como alimento e remédio desde os tempos antigos…
Bactérias e leveduras não podem sobreviver no mel, então o mel não precisa ser armazenado na geladeira.
Certas bactérias anaeróbicas (como bacilo tóxico da carne) pode existir na forma de esporos inativos, porque os órgãos digestivos, como o estômago e os intestinos dos bebês, são muito imaturos e a secreção de ácido gástrico é pobre; portanto, bebês com menos de um ano de idade não devem comer mel que tenha não foi esterilizado. Os esporos do mel não se multiplicam para produzir toxinas e, em geral, as bactérias anaeróbicas do mel não correm o risco de se multiplicar no corpo humano. O mel que não foi selado e maturado e não foi concentrado fermentará rapidamente e se deteriorará à temperatura ambiente devido ao seu alto teor de umidade, por isso ainda precisa ser armazenado na geladeira em baixa temperatura.
Quando as abelhas terminam de coletar o mel, elas usam suas asas para remover o excesso de água, retirando assim o excesso de umidade. Após a umidade do mel cair abaixo de 20%, ele será selado com cera.
Durante o processo de fabricação do mel, as abelhas sugam e cospem repetidamente o néctar e batem as asas para ventilar o ar e remover a umidade da colmeia. No processo de sucção e cuspir, o teor de água é reduzido de 60-80% para menos de 20% e, finalmente, o mel é cuspido no buraco do ninho e selado com cera de abelha, aguardando a maturidade. A temperatura na colmeia é frequentemente mantida em torno de 35°C, e o processo de maturação do mel geralmente leva de 5 a 7 dia
Uma abelha coleta em média 40 miligramas de mel (aproximadamente o equivalente a uma gota d’água) por vez e precisa visitar mais de cem flores. Durante a época de colheita do mel, uma abelha operária tem que voar dezenas de quilômetros todos os dias, e o trabalho de alta intensidade torna sua vida útil de apenas 20 a 40 dias.
Na medicina, pode ser usado para tratar a tosse. Como remédio tópico, o mel pode promover a cicatrização de feridas e tratar úlceras. Na medicina tradicional chinesa, muitas vezes é transformado em pílulas de mel junto com o pó de ervas medicinais chinesas, que é chamado de refino de mel. A MTC acredita que o mel é doce e plano na natureza e no sabor, e tem efeitos curativos na dor abdominal, tosse seca e constipação. O mel seco pode ser usado como supositório para tratar a constipação; a administração oral tem o efeito de umedecer a secura e laxante, mas também pode aliviar o efeito laxante dos laxantes (ruibarbo e sal de Glauber).
- Propriedades: doce!!Temperatura neutra.
- Meridianos associados: Intestino grosso, Pulmão e Baço
- Dosagem: 15 a 30 gramas
Ações e Indicações
Umedece os Intestinos
- Fezes secas
- Constipação
Nutre os Pulmões e para de tossir
- Tosse seca
Nutre o Baço e o Estômago e alivia a dor
- Deficiências do Baço e do Estômago
- Auxilia preparações de ervas, protegendo o Baço e o Estômago
Elimina toxinas
- Toxinas de calor da pele
- Ingestão de substâncias venenosas
Outras informações
- As pílulas de ervas chinesas usam o Feng Mi como aglutinante, pelo sabor e por suas propriedades umectantes e tonificantes.
- Feng Mi desintoxica Rx. Aconiti Carmichaeli Chuan Wu Tou .
- Uma fonte lista esta erva na categoria Yin Tonic.
- Tome 30g a 60g para constipação.
- Pode ser usado topicamente para várias feridas e lesões.
- Use 100g ou mais para envenenamento por Rx. Aconiti Chuan Wu ou Rx. Aconiti Kusnezoffii Cao Wu.
Cuidados
- Contraindicado para quem tem diarreia crônica.
- Use com cautela para aqueles com diarréia ou fezes moles.
- Use com cuidado para aqueles com Umidade.
- Use com cuidado para aqueles com Fleuma Interior.
- Use com cautela para aqueles com plenitude abdominal e inchaço.
- A ingestão de mel cru não é recomendada para crianças menores de doze meses.
Fontes pesquisadas