Fructus Ailanthi
Ailanto – Jacinto de Água
Feng Yen Cao, nome científico: Ailanthus altissima (Mill.) Swingle, também conhecido como Ailanthus chinensis, Árvore do Céu, Espanta-lobos Jacinto d’água, é uma árvore caducifólia, até 20 metros de altura, casca castanho-acinzentada, lisa quando jovem, rachaduras rasas quando velhas. Os ramos novos são castanho-avermelhados, com pelos finos no início, e depois caem um pouco. Folhas compostas pinadas estranhas, alternadas, 45-60 cm de comprimento. Nas extremidades dos ramos nascem panículas, as flores são pequenas, polígamas, numerosas, brancas com verde; 5 pétalas cada, flores estames e ovários das flores femininas são compostos por 5 carpelos, que se dividem em 5 asas oblongas quando frutificam, com uma semente. O período de floração é de abril a maio, e o período de frutificação é de agosto a setembro.
É frequentemente cultivada como uma árvore de rua. É distribuída em quase todos os lugares na China.
É antibacteriano e tem a função de eliminar o calor úmido, interromper a disenteria e o sangramento, dissipar o vento e alivia a coceira. Trata trichomonas vaginalis em uso externo.
- Propriedades: gosto amargo; temperatura fria
- Meridianos associados: Baço, Intestino Grosso e Intestino Delgado
- Dosagem: 3 a 9 gramas em decocção com água para administração oral. Aplicação externa: quantidade adequada, decocção para lavagem.
Ações e Indicações
Elimina o Vento, revigora o Sangue, expulsa a Umidade e controla a leucorreia
- Desnutrição em crianças devido a parasitas intestinais
- Diarréia crônica, hematoquezia recente, sangramento uterino funcional, sangramento uterino pós-parto
Cuidados
- Use com cautela em pessoas com deficiência de baço e estômago e fezes moles.
Fontes pesquisadas