Mu Fu Rong Ye
Folium Hibisci Mutabilis
Folha de hibisco
São as folhas do Hibisco (nome latino: Hibiscus mutabilis Linn), uma planta das Malvaceae. Um pequeno arbusto de folha caduca, 2 a 5 metros de altura, folhas alternadas, frequentemente enroladas e quebradas, e as intactas são ovais e em forma de coração depois de achatadas; a flor é grande, com cerca de 8cm de diâmetro, cálice em forma de sino. Colhido no verão e no outono, seco à sombra ou ao sol, e moído em pó para armazenar. É distribuído da bacia do rio Amarelo para todas as províncias do sul da China e é cultivado especialmente em Sichuan e Hunan.
As flores, folhas e raízes desta planta são usadas como remédio, sendo que as folhas e raízes são anti-inflamatórias e antibacterianas.
O uso das flores é indicado para tosse com calor pulmonar, hematêmese, congestão e inchaço conjuntival, metrorragia, leucorreia, diarreia, dor abdominal, carbúnculo, furúnculos, picadas de cobra venenosa, queimaduras por água e fogo, lesões traumáticas. Em administração oral: decocção, 9-15g; produto fresco 30-60g. Aplicação externa: quantidade adequada, moído em pó para aplicação ou triturado para aplicação.
O uso das folhas é indicado para tosse devido ao calor do pulmão, congestão conjuntival e dor inchada, carbúnculo e toxina inchada, ferida maligna, picada de cobra, impetigo, pielonefrite, queimaduras por água e fogo, picadas de cobra venenosa, contusões. Em aplicação externa: quantidade adequada; moído em pó para aplicação ou triturado para aplicação. Administração oral: decocção, 10-30g.
O uso das raízes trata principalmente o carbúnculo no início do inchaço, congestão conjuntival, inchaço e dor, tosse e disenteria, disenteria vermelha e branca. Em administração oral: decocção, 30-60g. Aplicação externa: triturado para aplicação ou pulverizado para aplicação.
- Propriedades: gosto acre; temperatura neutra
- Meridianos associados: Pulmão, Fígado
- Dosagem: 6 a 18 gramas
Ações e Indicações
Resfria o Sangue e expele toxinas
- Distúrbios dermatológicos caracterizados por umidade, calor e toxinas
- Carbúnculos, furúnculos e feridas
- Herpes zóster
- Conjuntivite
Resolve o edema
- Inchaço, inflamação
Alivia a dor
- Queimaduras, escaldaduras, traumas externos e internos
Outras informações
- Para uso externo, pegue a quantidade necessária.
- O pó pode ser combinado com outras substâncias para fazer emplastros.
- Os emplastros também podem ser feitos esmagando a erva fresca.
- Esta erva demonstrou inibir o crescimento de células cancerígenas.
- Esta erva é normalmente aplicada a infecções piogênicas.
- Esta erva limpa os Pulmões, esfria o Sangue, limpa o Calor e desintoxica.
- Diz-se que limpa o Vento patogênico, reduz o Calor, esfria o Sangue e alivia o inchaço.
- Cura todos os tamanhos de carbúnculos, celulite, infecções piogênicas e furúnculos malignos.
- Para tratamento de infecções piogênicas = Pegue folhas e flores de hibisco, seque-as ao sol, moa-as em pó, peneire-as, adicione vaselina para fazer uma pomada 1:4 e aplique-as externamente na área afetada (aplique ao redor da área afetada); pode também pode ser feito em tiras de gaze para drenagem de feridas. Troque o curativo uma vez ao dia ou em dias alternados
- Decocção em bom vinho, esta erva cura completamente a mastite.
- Para doenças consumptivas e tosse, cozinhe juntos 60-120g Fol. Hibisco Fu Rong Ye, 30g Hb. Pyrolae Lu Xian Cao e 30g de açúcar amarelo com coração e pulmão de porco e um pouco de sal.
Cuidados
- Contraindicado para aqueles com abscesso profundo sem vermelhidão ou inchaço.
Fontes pesquisadas