Lycium chinense Miller
Goji Berry – Wolfberry
A fruta é coletada madura, no outono e no inverno. A de melhor qualidade tem polpa grande, vermelha, grossa, doce e com poucas sementes. Quando comercializada, deve ter a cor bem avermelhada e a cabecinha verde ou branca. Se estiver escura, já não está apropriada ao consumo.
O fruto é chamado wolfberry ou goji berry.
É um arbusto de folha caduca, de 1,5 a 2 metros de altura; ramos delgados, muitas vezes curvados no ápice, agrupados com espinhos curtos; folhas oval-lanceoladas, alternadas ou em vários cachos; flores de lavanda no verão e no outono, um ou dois em cachos; bagas vermelhas ovais; sementes planas em forma de rim.
O fruto, a casca da raiz e as folhas desta espécie podem ser utilizados como medicamento. Goji Berry é muito rico em nutrientes; nutre o fígado e os rins, melhora a energia e a visão. Goji Berry tem os efeitos de nutrir o fígado e os rins, melhorando a visão e tranquilizando os nervos, melhorando a tez, construindo músculos e fortalecendo ossos e músculos. Nos últimos anos, por meio de um grande número de experimentos clínicos, os especialistas chineses descobriram que o wolfberry tem três efeitos farmacológicos principais: promover e regular a função imunológica, proteger o fígado e antienvelhecimento.
- Propriedades: doce, neutro.
- Meridianos associados: Fígado, Pulmão e Rim
- Dosagem: decocção de 10 a 15 gr.
Ações e indicações:
Mestre Liu Chih Ming: nutre e tonifica o Fígado e os Rins, ilumina os olhos e enriquece o Yin. Chama-se remédio para visão. Contém um ingrediente amarelado que recupera a visão da pessoa. Coma um punhado da sua mão por dia, para ter saúde.
Nutre e tonifica Fígado e Rim Sangue e Yin
- Deficiência de Sangue e Yin com dor nas costas e pernas, dor abdominal de baixo grau, impotência, emissões noturnas, perda de apetite e distúrbios de sede.
- Deficiência de Fígado e Rim
Beneficia o Jing e ilumina os olhos
- Deficiência do Fígado e do Rim, onde o Jing e o Sangue não podem nutrir os olhos com tontura, visão turva e diminuição da acuidade visual.
Nutre o Yin e umedece os Pulmões
- Tosse consumptiva e distúrbio de definhamento e sede.
Cuidados:
- Contraindicado para quem tem Excesso de Calor externo.
- Tenha cuidado para aqueles com deficiência de baço com umidade e fezes moles ou diarreia.
- Use com cuidado para aqueles com calor interno total, incluindo febre alta.
- Usar com cautela durante a gravidez.
Outras informações:
- Esta erva não é quente nem fria, por isso é boa para qualquer deficiência de rim e fígado.
- Funciona se cozido em alimentos.
- Esta erva é um dos tônicos primários.
- É amplamente utilizado para a condição enfraquecida, impotência e deficiências na velhice.
- Em fórmulas, muitas vezes é específico para problemas oculares devido a Deficiência de Rim e Fígado.
- Na China, o vinho Lycium é um tônico famoso.
- Pode ser usado sozinho e embebido em álcool à base de grãos para visão turva.
- Esta erva tem a reputação de melhorar a qualidade da pele e aumentar a vitalidade, beleza e longa vida.
- Medicina popular – 10g cozido no vapor e tomado 2-3 vezes por dia para perda e sede. Adicione Rx. Trichosanthis Tian Hua Fen e Rz. Dioscoreae Shan Yao para aumentar sua eficácia.
- Gou Qi Zi nutre melhor o Yin do Rim e do Pulmão, tonifica levemente o Yang do Rim e tonifica o Sangue do Fígado para melhorar a visão.
- Gou Qi Zi é doce, umedece, enriquece e tonifica o Yin e o Sangue do Fígado e do Rim e é usado para dores e fraqueza na região lombar e nas pernas, tontura, tontura e distúrbios visuais. Gou Qi Zi é neutro e pode tonificar o Jing (essência) e tratar a tosse umedecendo os Pulmões.
- A fruta Lycium frita a seco Chao Gou Qi Zi tem uma natureza quente que facilita a digestão.
- A fruta Lycium frita com sal Ian Chao Gou Qi Zi entra nos Rins, move-se para baixo, aumenta o Jing e é mais fácil de digerir.
Fontes pesquisadas