Pular para o conteúdo

Auricularia auricula judae

Orelha de judeu, Fungo preto, Orelha de madeira preta

Mu Er
Mu Er

Fungo preto (nome científico : Auricularia auricula-judae ” orelha de Judá “), também conhecido como orelha de nuvem , fungo de madeira, fungo de luz e outros nomes mais, é um fungo comestível do gênero Auriculariaceae.

Os corpos de frutificação são agrupados, longos imbricados e empilhados, e muitas vezes vários fungos crescem juntos. Em forma de orelha ou quase em forma de xícara, com margens onduladas, castanho-avermelhadas, finas, de 2 a 6 cm de largura, a maior até 12 cm, com cerca de 2 mm de espessura, fixadas no substrato com hastes laterais curtas ou bases estreitas e finas. É gelatina mole translúcida no início, viscosa e cheia de elasticidade, depois é levemente cartilaginosa, e encolhe fortemente após a secagem. O dorso externo é curvo, marrom-púrpura a cinza-azulado escuro, com pelos curtos e esparsos. O interior é côncavo, liso ou ligeiramente nervurado, castanho escuro a castanho. Nascido em carvalho, olmo, choupo, árvore de pagode e outras árvores de folhas largas que apodrecem. Distribuídas por todo o país, existem também cultivos artificiais em vários locais. Os materiais medicinais são produzidos principalmente em Sichuan e Fujian, mas também são produzidos em outras partes da China.
Mu Er é usado como medicamento com corpo frutífero.
O fungo é colhido no verão e no outono, colocado para secar após a colheita, em temperatura gradualmente aumentada de 35 graus Celsius para 60 graus Celsius.
Tem ação farmacológica antitrombina, antitrombótico, antiagregante plaquetário, aumenta os glóbulos brancos, promove a imunidade, promove a síntese de ácidos nucleicos e proteínas, reduz a gordura no sangue, retarda o envelhecimento, antirradiação, anti-inflamatório, antiúlcera, hipoglicêmico, anticâncer, antibacteriano.

Mu Er é indicado para estase de sangue, bloqueando a coagulação do sangue, aglomeração em massa, sangramento de hemorroidas.

Usa-se em decocção, 3-10g; sopa cozida, cozido para saladas, etc.
Para tratamento, pode ser cozido em água e depois batido para se transformar numa geleia, cujo consumo diário é de 2 colheres (de sopa), 3 vezes ao dia.
Para “fezes secas e hemorroidas sangrando” usar 5 gramas de fungo, 30 gramas de caqui seco, fervidos juntos, coma como quiser. (Fitoterapia da Montanha Changbai). Para pressão alta: 15 gramas de fungo, 1 ovo em conserva, cozido em água, muitas vezes tomado como substituto do chá. (Jornal Farmacêutico Fujian)

O valor nutricional do fungo preto é maior que o do fungo branco, pois é rico em fibras alimentares , que podem ajudar na motilidade gastrointestinal, ajudar a resolver os sintomas da constipação e também ajudar a proteger o estômago, embelezar a pele e fortalecer a imunidade .

O fungo preto contém 8 tipos de aminoácidos necessários para o corpo humano. O teor de vitamina B2 é 10 vezes maior que o do arroz. O fungo preto fresco contém 98 mg de ferro por 100 gramas, o que é mais de 100 vezes o da carne e 30 vezes a do cálcio. O rico coloide contido no fungo preto tem um bom efeito no sistema digestivo humano, nutrindo o Qi e melhorando a inteligência, nutrindo os pulmões e nutrindo o cérebro. Seu efeito de limpar os intestinos e umedecer os pulmões é eficaz para tosse devido a deficiência pulmonar, doença crônica e fraqueza física e dormência dos membros. Além disso, também tem efeito hemostático e é usado principalmente para hemoptise, vômito com sangue, disenteria sanguinolenta, metrorragia, sangramento de hemorroidas, constipação com sangue, etc. O componente polissacarídeo no fungo preto tem atividade antitumoral, tem um certo efeito preventivo sobre tumores e também pode reduzir coágulos sanguíneos, aliviar a aterosclerose coronária e reduzir trombos.

  • Propriedades: Doce, Neutro
  • Meridianos associados: Pulmão, Estômago, Fígado, Baço, Rim e Intestino grosso
  • Dosagem: Decocção ou guisado 3~10 g. Porções suficientes para cozinhar e servir em refeições.

O fungo preto é geralmente vendido na forma seca. Antes de comê-lo, ele precisa ser reconstituído em água morna por pelo menos 1 hora. Durante a imersão, os cogumelos expandem 3 a 4 vezes de tamanho. Lembre-se disso quando estiver cozinhando, pois pequenas quantidades podem ajudar muito.

Embora o fungo preto seja comercializado sob vários nomes, é tecnicamente diferente do cogumelo da orelha de madeira (Auricularia auricula-judae), seu primo botânico. No entanto, esses fungos possuem perfis nutricionais e usos culinários semelhantes e às vezes são chamados de forma intercambiável.

O fungo preto é um ingrediente popular na culinária malaia, chinesa e maori.

É um pouco mais grosso que o cogumelo da orelha de madeira e frequentemente usado em sopas. Como tem um sabor bastante neutro, é até adicionado às sobremesas cantonesas. Como o tofu, absorve os sabores do prato do qual faz parte.

Desde o século 19, o fungo preto tem sido usado na medicina tradicional chinesa para aliviar os sintomas de várias condições, incluindo icterícia e dor de garganta (2).

O fungo preto é rico em fibras alimentares, polissacarídeos e substâncias anticoagulantes, promove a circulação sanguínea, reduz a gordura do sangue, melhora a anemia, estimula o movimento intestinal.

É chamado de “aspirina natural”

Ações e indicações:

Esfria o sangue e para de sangrar

  • Hematúria, metrorragia, hemorroidas

Benefícios do fungo preto

  • Pode haver muitos benefícios impressionantes do fungo preto, que podem incluir seus efeitos positivos plausíveis na circulação sanguínea, saúde do coração e doenças crônicas, entre outros.
  • Pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea = O fungo preto é conhecido por seu teor possivelmente alto de ferro e é um remédio popular em potencial para aliviar os sintomas da anemia. É considerado rico em ferro, proteínas, vitaminas e polissacarídeos. Acredita-se que os terpenóides neste fungo ajudem os alérgicos, impedindo a atividade do antígeno.
  • Pode ajudar a reduzir a inflamação = O teor possivelmente alto de polissacarídeos nesses tipos de cogumelos tem vários benefícios médicos. Previne a inflamação, que pode ser particularmente no tecido mucoso, e pode inibir uma enzima chave que pode ser responsável pela doença de Alzheimer.
  • Pode ajudar a melhorar a saúde do coração = Os polissacarídeos encontrados neste tipo de fungo podem reduzir o colesterol e os triglicerídeos no sangue. Eles também podem inibir a aglomeração de plaquetas, agindo como um possível anticoagulante, que pode regular a viscosidade do sangue e reduzir o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. Este fungo pode ser usado para aliviar a hipertensão, coágulos sanguíneos e trombose.
  • Propriedades antioxidantes potenciais = A vitamina B2 no fungo preto pode atuar como um poderoso antioxidante, protegendo potencialmente as células dos radicais livres e, assim, talvez reduzindo o risco de doenças crônicas. Também pode ter um efeito possivelmente benéfico no estresse físico e pode apoiar um sistema imunológico saudável.
  • Pode desintoxicar o corpo = Este fungo pode atuar como um desintoxicante, muitas vezes combinado com alimentos que podem ter pequenas qualidades tóxicas, para possivelmente reduzir o impacto de pesticidas ou resíduos de metais pesados. Acredita-se que esse tipo de fungo extraia impurezas dos pulmões e do sistema digestivo, além de possivelmente neutralizar os efeitos da radiação e da quimioterapia.
  • Pode ajudar na perda de peso = Acredita-se que a pectina e a fibra dietética neste fungo culinário ajudam a prevenir a obesidade e estimulam a perda de peso, desencorajando a absorção de gordura.

Cuidados:

  • O fungo preto deve ser consumido com cautela se você tiver as seguintes condições de saúde:
  • Pacientes que estão tomando medicamentos para doenças do sangue não devem tomar fungo preto, pois pode impedir a coagulação.
  • Pare de tomar o fungo preto pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
  • Gravidez: Mulheres grávidas ou amamentando não devem usar este fungo de qualquer forma, pois pode ter efeitos potencialmente negativos no bebê.

Fontes pesquisadas

1 comentário em “Hei Mu Er 黑木耳”

  1. Tomando o “fungo preto” além de me sentir confortável observei melhora nos resultados dos meus exames cardiológicos. Vou continuar a tomar e aguardar para avaliar melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *