Hericium Erinaceus
Cogumelo juba de leão
Cogumelo cabeça de macaco
Os cogumelos são considerados alimentos nutricionalmente funcionais e fonte de medicamentos fisiologicamente benéficos. Hericium erinaceus, também conhecido como Cogumelo Juba de Leão ou Cogumelo Ouriço, é um fungo comestível, que tem uma longa história de uso na medicina tradicional chinesa. Este cogumelo é rico em alguns componentes fisiologicamente importantes, especialmente os polissacarídeos β-glucanos, que são responsáveis pelas atividades anticancerígenas, imunomoduladoras, hipolipidêmicas, antioxidantes e neuroprotetoras deste cogumelo. H. erinaceus também foi relatado como tendo propriedades antimicrobianas, anti-hipertensivas, antidiabéticas, de cicatrização de feridas, entre outros potenciais terapêuticos.
Hou Tou Gu (Hericium erinaceus) é um fungo do gênero Hericium erinaceus da família Dentalaceae. O corpo de frutificação é médio, grande ou grande, com 3,5 a 10 cm de diâmetro, carnudo, capitular ou obovado, lembrando a cabeça de um macaco, daí o nome “cabeça de macaco”. O local onde a base cresce é estreito e, com exceção da base, o corpo ao redor é coberto de espinhos. Os espinhos têm 1-5 cm de comprimento, em forma de agulha e 1-2 mm de espessura. Os esporos nascem na superfície dos espinhos, esféricos, contendo gotículas de óleo, e as pilhas de esporos são brancas. Hericium erinaceus é amplamente distribuído na natureza, principalmente em florestas folhosas.
- Propriedades: doce e neutro
- Dosagem: 10 a 30 g
Ações e Indicações
- Beneficia os cinco órgãos internos (coração, fígado, baço, pulmões e rins)
- Tonifica
- É anticâncer – Tumores do trato digestivo, Câncer de esôfago, Câncer duodenal
- Promove a digestão
Outras informações
- Hericium erinaceus demonstrou ter vários benefícios à saúde, incluindo efeitos antioxidantes, antidiabéticos, anticancerígenos, anti-inflamatórios, antimicrobianos, anti-hiperglicêmicos e hipolipidêmicos. Tem sido usado para tratar o comprometimento cognitivo, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer. Compostos bioativos extraídos dos micélios e corpos de frutificação de H. erinaceus verificou-se que promovem a expressão de fatores neurotróficos que estão associados à proliferação celular, como fatores de crescimento nervoso. Embora os efeitos antidepressivos do H. erinaceus não tenham sido validados e comparados aos antidepressivos convencionais, com base na fisiopatologia neurotrófica e neurogênica da depressão, o H. erinaceus pode ser um potencial medicamento alternativo para o tratamento da depressão.
- Hericium erinaceus não é apenas um tesouro comestível na China, mas também um importante fungo medicinal. Hericium erinaceus é uma das oito “iguarias da montanha” na China. Ele é listado como quatro pratos famosos junto com pata de urso, ginseng do mar e barbatana de tubarão. A carne é tenra, perfumada e deliciosa, rica em nutrição, excelente em cor, aroma e sabor. Além disso, o Hericium erinaceus também é um precioso material medicinal tradicional chinês, que tem a função de nutrir e manter o condicionamento físico, ajudando na digestão e beneficiando os cinco órgãos internos. Pesquisas modernas mostram que contém ingredientes ativos, como peptídeos, polissacarídeos, gorduras e proteínas, e tem certos efeitos curativos em tumores do trato digestivo, úlceras gástricas e duodenais, gastrite e distensão abdominal.
- Hericium erinaceus contém alto teor de proteína, baixo teor de gordura e contém uma variedade de vitaminas, que podem ajudar a nutrir o baço, nutrir o estômago e estimular o apetite.
Fontes pesquisadas