Succinum – Amber
Âmbar (resina fóssil)
Há um antigo ditado chinês sobre Hu Po, “Quando o tigre morre, sua alma entra na terra e se transforma em pedra”, referindo-se a gotas de âmbar, explicando o significado de seu nome chinês, Hu Po, que se traduz como Tiger Soul.
Succinum é o termo latino para uma substância derivada da seiva (succus é seiva, em latim.) O âmbar se origina da resina de antigos e longos árvores extintas, incluindo coníferas. Nem todo âmbar é derivado do pinho, pois outras árvores também liberam resinas semelhantes, mas os pinheiros são uma fonte.
Os atributos de Hu Po acalmam o espírito, movem o sangue, desinibem o fluxo da água, transformam a estagnação e desobstruem os orifícios. Sua natureza é doce e neutra. Tradicionalmente, diz-se que detém tremores e palpitações e acalma o espírito. É frequentemente escolhido, na medicina chinesa, para distúrbios de Shen que causam sintomas como inquietação, insônia, esquecimento, convulsões ou convulsões infantis.
Âmbar tecnicamente não é uma erva. É um tipo de resina que vem de principalmente de pinheiros e foi fossilizada ao longo de milhares (ou milhões) de anos. Existem dois tipos principais de âmbar – âmbar regular, que é escavado no solo, e âmbar de carvão, que ocasionalmente é encontrado em depósitos de carvão. A cor do âmbar varia de amarelo pálido a vermelho a marrom escuro, com uma superfície brilhante e lustrosa. O âmbar regular é formado de forma solta e bastante fácil de esmagar em pó, enquanto o âmbar de carvão tem textura dura e mais difícil de quebrar. Ambos os tipos de âmbar são usados em medicamentos fitoterápicos e são moídos em pós para diferentes fórmulas.
O âmbar é usado para uma variedade de doenças. Como tônico, é usado para tratar ansiedade, tremores, convulsões e insônia, e para acalmar a mente e promover um sono reparador e sem sonhos. Melhora o fluxo de sangue e urina e pode tratar doenças como a amenorreia. O âmbar também pode ser aplicado topicamente para tratar feridas, carbúnculos e úlceras na pele. Topicamente, o óleo essencial de Hu Po é usado para reduzir o inchaço e promover a cicatrização.
O âmbar é mais conhecido pela seleção de peças amareladas transparentes (outras cores também estão disponíveis) usadas na confecção de joias e esculturas
Ações e indicações:
Cessa tremores e palpitações e acalma o Espírito
- Perturbação de Shen com palpitações com ansiedade, sonhos excessivos, insônia, esquecimento e convulsões
- Convulsões e convulsões na infância devido à deficiência de sangue no coração com vento interno
Revigora o Sangue, dissipa estase e desbloqueia a menstruação
- Amenorreia ou dor associada a massas imóveis palpáveis devido à estase de sangue (pode ser usado sozinho para isso)
- Doença arterial coronária
Promove a micção e desbloqueia a disfunção urinária dolorosa
- Retenção urinária ou disfunção urinária dolorosa (especialmente urina com sangue)
Reduz o inchaço e promove a cicatrização (tópico)
- Feridas, carbúnculos e ulcerações da pele
- Inchaço e dor do escroto ou vulva
Outras informações:
- Esta é a resina fossilizada de uma espécie de pinheiro que já está extinta.
- O nome vem da lenda de que quando um tigre morre sua alma entra na terra e é transmutada em âmbar.
- Esta erva é útil como sedativo, especialmente com convulsões ou espasmos musculares.
- Esta erva pode ser usada sozinha para a Estagnação do Sangue no Baixo Jiao. Tome 0,9 g internamente duas vezes ao dia por nove a dez dias.
- Esta erva pode ser usada sozinha em forma de pó para cálculos renais com hematúria.
- Algumas fontes dizem que esta erva subjuga o medo e interrompe o espanto.
- Algumas fontes dizem que esta erva cessa o sangramento.
- Tanto Hu Po quanto Poria Fu Ling acalmam o Espírito, facilitam a micção e tratam distúrbios do Espírito. Hu Po entra no nível do Sangue com tendência a drenar e é mais apropriado quando o Yang ascendente ou o Fogo superabundante perturbam o Coração. Transforma a Estagnação e desbloqueia os orifícios para tratar a disfunção urinária dolorosa associada à Umidade-Calor da Bexiga ou Estagnação do Sangue com micção escassa, dolorosa e com sangue. Fu Ling entra no nível de Qi com tendência a tonificar e é mais apropriado e é mais apropriado quando o Coração carece de nutrição ou a água patogênica perturba o Coração. Aumenta o Qi e libera a Umidade para tratar a Deficiência de Qi que não transforma os fluidos, levando a edema e urina escassa.
Cuidados:
- Contraindicado para pessoas com deficiência de Yin com sinais de calor e/ou micção frequente.
- Contraindicado para aqueles sem estase de sangue.
- Contraindicado para quem tem Calor Interno e Fogo.
Fontes pesquisadas