Pular para o conteúdo

Ligustrum robustum – Folha de Kuding

Azevinho de folha larga

Ligustrum robustum
Folha de Kuding
Ku Ding Cha

É uma árvore perene de espécies de chá distribuído principalmente no sudoeste e no sul da China. Ku Ding Cha é uma bebida de chá consumida na China como alternativa ao chá verde comum e comum. Ku Ding descreve este chá de bebida em particular: ku significa amargo, o que descreve apropriadamente o sabor inicial, e ding é um caractere chinês que se parece com um espigão, representando a aparência das folhas secas e longas quando são torcidas. Também podem ser formados em bolas ou rolos.

Por baixo de sua amargura, há uma qualidade suave de ervas e grama e, no final, uma doçura profunda e persistente, semelhante a mel, que doma muito dessa mordida amarga. É aqui que o Ku Ding Cha o leva e por que ele desfruta de uma pequena subcultura de pessoas que o bebem de forma recreativa e medicinal.

Uma única agulha/espiga é suficiente para uma porção; coloque-o no fundo de uma caneca grande e cubra-o com água quente (quanto mais próximo da fervura e quanto mais tempo você preparar, mais potente será o seu chá). Deixe o espinho se desenrolar por alguns minutos, depois dê um gole e abrace a amargura em toda a sua glória. À medida que você se acostumar com seus poderes, tente concentrar a dose usando menos água ou mais chá.

Ku Ding Cha foi descrito em um livro clássico sobre ervas medicinais chinesas – Bencao Gangmu Shiyi (1765), originalmente chamado de Dong Qing, que se refere ao fato de ser uma árvore perene (dong significa inverno e qing significa verde; é a árvore que permanece verde durante o inverno). As duas plantas mais comuns usadas para fazer kuding são a espécie de árvore de cera Ligustrum robustum e a espécie de azevinho Ilex kaushue (sinônimo: Ilex kudingcha), sendo a primeira mais comumente cultivada em Sichuan e no Japão, enquanto a segunda é mais comumente cultivada e usada no resto da China.

Kudingcha tem uma aparência verde e uniforme, a cor da sopa é verde e brilhante, o sabor é levemente amargo e suave e a doçura dura muito tempo. Por isso, é favorecido pelas pessoas, especialmente os de meia-idade e idosos. É conhecido como “chá de saúde”, “chá de beleza”, “chá de perda de peso”, “chá hipertensivo”, “vida chá de expectativa” e outros nomes.

  • Propriedades: doce, amargo, frio.
  • Meridianos associados: Pulmão, Fígado e Estômago
  • Dosagem: Decocção de 3 a 9 g, ou transformado em pílulas.

Ações e indicações:

Dispersa o Vento-Calor, clareia a cabeça e os olhos e controla a inquietação e a sede

  • Vento-Calor com dor de cabeça, dor de dente, irritação ocular, cerúmen, inquietação e sede devido ao Vento-Calor
  • Disenteria
  • Refresca, promove a digestão, resolve a fleuma, para a disenteria e remove a polidipsia (sede anormal ou excessiva).

Pesquisas modernas sugerem que Ku Ding Cha promove a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial e reduz os lipídios do sangue, incluindo o colesterol. Tem a reputação de prevenir a deterioração do funcionamento do coração e do cérebro e manter o peso corporal adequado.

Parece também ter as funções de diminuir os lipídios do sangue, aumentar o fluxo sanguíneo coronariano, melhorar o miocárdio fornecimento de sangue e resistência à aterosclerose. Tem um bom efeito preventivo sobre tontura, dor de cabeça, aperto no peito, fadiga, insônia e outros sintomas em pacientes com doenças cardiovasculares e cerebrovasculares.

Cuidados:

  • É contraindicado para deficiência de frio no baço e no estômago.
  • Não deve ser tomado por pessoas de constituição fria.
  • Pessoas com pressão baixa
  • Mulheres no ciclo menstrual.
  • Mulheres que acabaram de dar à luz.
  • Pacientes com gastroenterite crônica

Fontes pesquisadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *