Arillus Longan – Euphorbia Longan
Olho de Dragão
Uma lenda sobre o Longan
Nos tempos antigos havia um dragão malvado fazendo ondas, destruindo campos e casas e prejudicando uma das partes. Um jovem heróico chamado Longan, determinado a erradicar o mal ao povo, lutou contra o dragão sozinho. Primeiro esfaqueou o olho esquerdo do dragão com uma faca de aço, e depois arrancou seu olho direito quando o dragão o contra-atacou. O dragão morreu de sangramento excessivo e Longan também morreu de seus ferimentos.
Os aldeões enterraram o longan dragão e o longan homem juntos e, no segundo ano, duas grandes árvores cresceram, deram frutos e as sementes eram redondas e brilhantes, muito parecidas com o longan. A árvore e o fruto foram chamados de “longan”
Longan é diferente de lichia. Longan é uma árvore frutífera que precisa ser enxertada. “Guangdong Xinyu” registra: “Longan deve ser ligado ao filho, e a cabeça da flor será eliminada sete ou oito”. No sul da China a tecnologia da enxertia foi utilizada muito cedo.
Longans são frutas usadas frequentemente em sopas, lanches, sobremesas e comidas agridoces na Ásia Oriental. Os frutos são redondos com uma casca fina mas dura, de cor castanho-claro. A sua polpa, que envolve um caroço grande e preto, é branca, macia e suculenta.
As árvores de longans e lichias frutificam na mesma época do ano. O Longan seco é chamado Long Yan Rou, usado frequentemente na culinária e fitoterapia chinesa. O longan é considerado um fruto possuidor de alto valor nutritivo. Para a Medicina Tradicional chinesa o longan, assim como a lichia, é um tipo de alimento altamente Yang.
Quando descascado , é cristalino e branco como uma polpa, e o caroço interno da fruta vermelha e preta é vagamente visível, que é muito semelhante aos globos oculares, por isso é chamado de “longan”, olho de dragão. O longan seco é conservado em sua casca, e pode ser preservado por mais tempo após a remoção da casca e das sementes, o que é benéfico para consumo a longo prazo ou uso medicinal. O “olho de dragão” seco, é conhecido por Kuei Yuén. Pode quebrar e comer, é muito forte e tonifica energia Zhong Qi e ajuda seu olho a enxergar longe, ajuda a dormir a noite, é calmante.
Seu valor medicinal é conhecido por nutrir o coração e o baço, nutrir o sangue, acalmar os nervos, hidratar e embelezar.
- Propriedades: doce e quente
- Meridianos associados: Coração e Baço
- Dosagem: 10 a 15g.
Ação e Indicações
Tonifica e aumenta o Coração e o Baço, nutre o Sangue e acalma o Espírito
- Insônia, palpitações, esquecimento e tontura devido à deficiência do coração e do baço.
- É comumente usado para problemas associados ao excesso de pensamento ou excesso de trabalho (pode ser tomado sozinho como um chá). De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, ele suporta o elemento Terra, especialmente quando a pessoa trabalha e pensa demais, auxiliando na lembrança de informações, quando se está sobrecarregado e cansado.
Cuidados:
- Contraindicado para quem tem Vento-Calor nos Pulmões e tosse com Catarro ou Sangue.
- Contraindicado para aqueles com uma constituição Yang.
- Contraindicado para quem tem Fogo no Coração ou Pulmão.
- Contraindicado para aqueles com plenitude no meio com náuseas ou vômitos.
Outras informações:
- É comumente usado para problemas associados a um excesso de pensamento ou excesso de trabalho.
- Use sozinho em mingau para pessoas fracas, pessoas em recuperação de doenças, idosos e mulheres após o parto.
- Pode ser usado sozinho para tratar a deficiência do baço e do coração.
- Guarde na geladeira.
- Suplementa o Qi do Baço e do Coração em pessoas com Deficiência de Sangue.
- É usado como alimento e confeitaria – o uso excessivo danificará o Baço.
- Esta erva foi observada historicamente para acalmar as emoções e tratar a aversão à comida.
- O consumo a longo prazo fortalece as Almas corpóreas e etéreas, aguça a inteligência, ilumina o corpo, previne o envelhecimento e facilita a iluminação do Espírito.
- Esta erva tem a fama de tratar a menopausa. Diz-se que torna a pele diáfana e o olho radiante e sexualmente vibrante.
- Tanto Long Yan Rou quanto o Jujube Da Zao é doce, quente, aumenta o Qi e o Sangue, tonifica o Baço e o Estômago e acalma o Espírito. Da Zao é menos capaz de acalmar o Espírito, mas pode moderar os efeitos severos de outras ervas, impedindo-as de ferir o Baço. Long Yan Rou é mais doce e quente, o que melhora o Baço e é mais umectante para tonificar o Sangue mais do que o Qi. É mais capaz de acalmar o Espírito, potencializar as emoções e enriquecer o Coração.
Fontes pesquisadas