Pular para o conteúdo

Cha Ye

Folium Camelliae Sinensis

Chá verde

Plantação de chá verde
Chá verde

Chá-verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá-preto.

  • Propriedades: amargo, doce, levemente fria
  • Meridianos associados: Estômago, Coração e Rim
  • Dosagem: 3-12g

É a modalidade de chá mais consumida na China e no Japão, tendo, juntamente com outras variedades de chá, um histórico de consumo com milhares de anos. Tem vindo a ganhar popularidade no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, nas últimas décadas, principalmente devido às propriedades medicinais atribuídas. No ocidente, é em Portugal, mais exatamente na localidade da Gorreana, na ilha de São Miguel, nos Açores, que existe a mais antiga plantação de chá-verde da Europa, a qual realiza a exportação de chá-verde para todo o mundo.

O chá verde tem um trago caracteristicamente amargo que varia em intensidade consoante a qualidade, o tamanho das folhas, a proveniência, altura de colheita e a sua disponibilização, seja em saquetas ou folhas soltas. A preparação do chá-verde difere ligeiramente da dos outros chás. A água não deve ferver de modo a que as folhas não sejam cozidas e acabem por proporcionar um sabor amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser superior a 3 minutos.

O chá-verde é também produzido em outros países asiáticos, como a Índia e Ceilão, mas com técnicas de processamento e armazenamento diferentes das japonesas e chinesas. Muitos produtores que se dedicam principalmente ao cultivo de chá preto, também o fazem com relação ao chá verde.

Fora da Ásia, como resultado da imigração japonesa, o chá-verde passou igualmente a ser produzido no sudeste do Brasil, particularmente no estado de São Paulo. Embora existam marcas de qualidade reconhecida, é comum encontrar, sob o nome de “chá-verde”, compostos de outras plantas, incluindo o mate. Isso deve-se a uma errónea utilização do termo “chá”, que no Brasil é usado para se referir a qualquer infusão.

Benefícios

Diversos estudos indicam que o chá verde tem grandes benefícios para a saúde.

Estudos indicam que o chá-verde é rico em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das células por parte de radicais livres (que as degeneram por meio de oxidação), auxiliando, por exemplo, na prevenção do câncer (cancro), sendo também eficazes na inversão do envelhecimento celular precoce e, por acelerarem o metabolismo, a auxiliar na queima de tecido adiposo.

Um ensaio clínico realizado em 2008 durante 12 semanas com um grupo de 60 pessoas, demonstrou que pessoas que consomem chá verde regularmente, tiveram uma perda de peso de 3 a 4 kgs a mais do que as pessoas que consumiram apenas um placebo.

Uma chávena de chá verde pode conter até 200 mg de polifenóis (flavonoides, ácidos fenólicos, catequinas), sendo o epigalocatequina galato o que demonstra possuir os maiores efeitos anticancerígenos, inibindo a invasão tumoral, a metástase e a angiogênese, sendo também responsável por induzir a morte celular programada de células cancerígenas (apoptose).

Segundo o Dr. Richard Béliveau, regente da cadeira de Prevenção e Tratamento do Cancro na Universidade do Quebec em Montreal, cerca de 11 mil estudos comprovam a eficácia do chá verde na prevenção de vários tipos de câncer (cancro), nomeadamente os que afetam o sistema digestivo (estômago, esófago e cólon), comprovando a sua eficiência com uma redução do risco que pode atingir os 60%. Os estudos realçaram igualmente um grande êxito na diminuição de casos de canceres do pulmão (em não fumadores), próstata e mama, reduções que atingem os 20%, 50% e 40%, respectivamente. Segundo os investigadores canadianos Richard Béliveau e Denis Gingras, as variedades de chá verde japonesas são as que possuem maiores índices de antioxidantes, e concluem que preparar o chá verde com temperaturas excessivamente altas pode resultar numa diminuição da sua ação anticancerígena.

O chá-verde possui quantidades moderadas de cafeína (menos que o café e o chá preto), que contribuem para a prevenção de doenças neurodegenerativas, e é rico em taninos, que fazem diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalecem as artérias e veias, favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias.

Um estudo feito nos Estados Unidos indica que o extrato de chá-verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori (em vivo e em vitro). Um outro estudo feito na Coreia do Sul sugere que um polissacarídeo ácido encontrado no chá-verde é significativamente efetivo na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura.

O chá-verde possui pequenas quantidades de manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

O chá-verde é diurético.

Fontes pesquisadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *