Pular para o conteúdo

Fructus chaenomelis

Papaya medicinal

Carica papaya
Mu Gua – Estudo
Mu Gua

Na fruta madura, a casca passa de verde para amarela, e a polpa é espessa e macia, amarelo-alaranjada ou vermelha. As sementes são brancas quando imaturas e pretas quando maduras. O tegumento externo da semente é enrugado e cercado por um arilo gelatinoso transparente.

A fruta é colhida no verão ou no outono quando está madura. Em seguida, é cortado ao meio, embebido em água quente, seco ao sol e cortado em fatias.

Promove a circulação sanguínea nos canais e colaterais. Relaxar os músculos e tendões. Transforma a umidade e harmoniza o estômago. É indicada para convulsões e espasmos; pernas doloridas e inchadas com irritabilidade; síndrome de obstrução vento-úmida manifestada como dor reumática, dormência dos membros e dor nas articulações.

Os frutos, sementes e folhas do mamão podem ser usados ​​como remédio. A fruta contém água, açúcar 5-6%, uma pequena quantidade de ácido tartárico, ácido cítrico, ácido málico, etc. As sementes contêm 25% de óleo graxo. As folhas contêm papaína, glicosídeos de mamão, colina, etc. A fruta é rica em papaína, vitamina C, cálcio, fósforo e minerais e é boa para nutrição.

Na Medicina Tradicional Chinesa acredita-se que o mamão pode regular o baço e estômago, acalmar o fígado e relaxar os tendões, aliviando convulsões. É conhecido, na China, como a “fruta da longevidade”; acredita-se que as enzimas contidas no mamão são semelhantes ao hormônio do crescimento humano e comer mais pode manter as pessoas mais jovens.

A medicina moderna descobriu que o mamão contém uma enzima que pode digerir proteínas, o que é benéfico para a digestão e absorção de alimentos pelo corpo, por isso tem o efeito de revigorar o baço e eliminar alimentos.

A papaína possui bacilos antituberculose e antiparasitas como tênias, lombrigas, amebas etc. A papaína também tem o efeito de aliviar a dor de espasmo e tem efeito terapêutico óbvio no espasmo do músculo gastrocnêmico (músculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos).

O coalho do mamão tem o efeito de desbloquear o leite, e a base de mamão tem a função de resistir à leucemia linfática, por isso pode ser usado para desbloquear a mama e tratar a leucemia linfocítica (câncer do sangue, fabricação anormal de linfócitos).

  • Propriedades: azedo e quente (morno).
  • Meridianos associados: Fígado e Baço
  • Dosagem: Decocção de 6 a10g

Ações e indicações:

Relaxa os tendões (aumenta a circulação do Qi e do Sangue) e desbloqueia os canais

  • Obstrução dolorosa úmida nas extremidades, especialmente com cólicas severas e fraqueza na região lombar e nas pernas.
  • Tem efeito de relaxar tendões, eliminar calor e umidade, reduzir inchaço.

Harmoniza o Estômago, nutre o Fígado e transforma a Umidade

  • Dor abdominal, espasmos, cãibras na panturrilha e edema devido ao “Qi da perna”. É especialmente bom para desarmonia entre o Fígado e o Baço levando a problemas nas pernas.

Reduz a estagnação de alimentos. Promove a digestão e é indicado para dispepsia.

Outras informações:

  • Esta é uma das ervas mais importantes para o aperto dos tendões.
  • Pode ser usado para dor Bi na parte superior e inferior do corpo.
  • Algumas fontes dizem que esta erva extingue o Fogo do Fígado e trata o Calor e o Frio do Verão no canal do Fígado.
  • Para aliviar a flatulência e a dor costal devido ao Fígado atacando o Baço e o Estômago como resultado da Deficiência do Yang do Rim, descasque e retire 30 Mu Gua, encha com 500g do pó de Flos Chrysanthemi Ju Hua e sal, vapor e coloque em um gesso, misture com 1000g de Fol. Artemisiae Argyi Ai Ye e transformar em pequenas pílulas. Tome trinta comprimidos duas vezes ao dia.
  • Diz-se que esta erva fortalece os músculos e os ossos, diminui o Vento – Frio, alivia a náusea, cura a Síndrome do Coração e do Diafragma e promove a digestão.
  • Diz-se que regula o Ying e o Wei e sustenta a essência derivada dos alimentos.
  • Esta erva tem um efeito inibitório sobre o crescimento de células cancerosas.
  • Tem se mostrado eficaz no tratamento de leucemia linfocítica, câncer de nasofaringe e carcinoma ascite.
  • Tanto Mu Gua quanto Rx. Paeoniae Alba Bai Shao trata distúrbios dos tendões e são comumente usados ​​​​juntos para cãibras dos músculos e tendões. Mu Gua se concentra em transformar a Umidade para relaxar os tendões em condições em que a Umidade predomina, como desordem de turbulência repentina ou Umidade Bi com movimento restrito das articulações. Também harmoniza o Baço para tratar vômitos, diarréia e “Qi da perna” com edema. Bai Shao nutre o Sangue, adstringe o Yin e suaviza o Fígado para relaxar os tendões e é usado para tratar espasmos, cãibras e dores resultantes da desnutrição dos músculos e tendões devido à Deficiência de Yin e Sangue. Também trata e Deficiência de Sangue. Também trata a Deficiência de Yin com Yang Flutuante, bem como distúrbios ginecológicos.
  • Tanto o Mu Gua quanto o Faeces Bombycis Can Sha são bons para harmonizar o meio, eliminando a umidade. e tratamento de cãibras após vômitos e diarréia. Mu Gua é melhor para harmonizar o meio, remover a umidade, acalmar o fígado e relaxar os tendões e também pode ser usado para deficiência de sangue com excesso de fígado levando a cãibras e dores devido à desnutrição dos tendões. Can Sha é bom para expulsar o vento para tratar a umidade do vento. Também é bom para coceira.
  • Tanto Mu Gua como Pe. Mume Wu Mei é azedo, adstringente e quente. Wu Me entra nos Pulmões para adstringir, entra nos Intestinos para amarrar, entra nos tendões e ossos para amolecer e leva os parasitas para o esconderijo. Ele penetra e elimina músculos mortos, carne nociva e toupeiras tóxicas e extrai espinhas que ficaram presas na carne. Mu Gua draga e drena Umidade-Calor do Baço, Estômago, tendões e ossos e adstringes esgotam o Qi primordial do Baço e dos Pulmões.
  • A fruta Chaenomelis frita a seco Chao Mu Gua é mais capaz de transformar a umidade e harmonizar o estômago para tratar a estagnação alimentar ferindo o baço e o estômago ou a umidade no meio Jiao.

Cuidados:

  • Contraindicado naqueles com calor interno restrito e urina escura escassa.
  • Contraindicado em pacientes com hipercloridria.
  • Contraindicado em pessoas com fraqueza na região lombar e no joelho se for devido à insuficiência de Jing, Sangue ou Yin verdadeiro.
  • Contraindicado em pessoas com distúrbios exteriores.
  • O uso excessivo pode prejudicar dentes e ossos.

Fontes pesquisadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *