Fructus ligustri lucidi
Ligustro
É o fruto maduro da árvore Ligustrum lucidum Ait. da família Oleaceae (Oliveira), que se colhe maduro no inverno.
Utiliza-se não processado ou cozido no licor.
A árvore é nativa do sul metade da China e naturalizado em muitos lugares. O nome “ligustro chinês” também é usado para Ligustrum sinense. O epíteto específico latino lucidum significa “brilhante”, referindo-se às folhas.
É uma árvore perene que cresce até 10 m (33 pés) de altura e largura. As folhas são opostas, verde escuro brilhante, 6 a 17 centímetros (2,4 a 6,7 polegadas) de comprimento e 3 a 8 centímetros (1,2 a 3,1 polegadas) de largura. As flores são semelhantes a outros ligustros, brancas ou quase brancas, nascidas em panículas, e têm uma forte fragrância.
- Propriedade: doce, amargo, fresco,
- Meridianos associados: Fígado e Rim.
- Dosagem: Decocção 10~15 g. É melhor ser transformado em comprimido ou pó porque o ingrediente importante dele, o ácido oleanólico, é difícil de dissolver em líquido. Dosagem adequada para uso externo. Regado com vinho de milheto pode fortalecer a ação de nutrir e tonificar o fígado e o rim, prevenindo a diarreia através da redução de suas propriedades amargas e frias.
Ações e indicações:
Nutre e tonifica o Yin do Fígado e do Rim
- Deficiências do Yin do Rim e do Fígado com tontura, manchas diante dos olhos, dor lombar, cabelos grisalhos prematuros e zumbido.
- É indicado para dor e frouxidão da lombar e joelhos, espermatorreia e diabetes devido à deficiência de yin do fígado e rim, ou febre das marés, inquietação devido à deficiência de yin com calor interno, porque pode nutrir o yin do fígado e do rim, tonificando e limpando espontaneamente.
Limpa a Deficiência de Calor
- Deficiência de Yin com Ascensão do Fogo Vazio.
Melhora a visão
- Acuidade visual diminuída (visão turva) em pessoas com deficiência de fígado e rim.
Cuidados:
- Contraindicado para pessoas com deficiência de Yang.
- Contraindicado para aqueles com diarréia devido ao Frio por Deficiência do Baço.
Outras informações:
- Esta erva é um antigo tônico de longevidade taoísta.
- Grandes doses podem causar diarreia.
- É comum em tratamentos para deficiência imunológica.
- Algumas fontes dizem que esta erva libera os intestinos e lubrifica os intestinos.
- Esta erva é usada no tratamento de várias condições alérgicas e imunológicas.
- É usado para tratar a tuberculose dos pulmões ou linfa em pacientes com sinais de deficiência de Yin.
- Esta erva é semelhante ao Pe. Lycii Gou Qi Zi e Pe. Mori Sang Shen. Nu Zhen Zi nutre apenas a Deficiência de Yin do Rim e do Fígado. Gou Qi Zi trata Deficiências de Yin e Yang e Sang Shen trata Deficiências de Yin e Sangue do Fígado e Rim.
- Tanto Nu Zhen Zi quanto Hb. Ecliptae Mo Han Lian tonifica o Yin do Fígado e do Rim e trata os sintomas de tontura, zumbido, vertigem, cabelos grisalhos prematuros e dor e fraqueza na região lombar e nos joelhos. Nu Zhen Zi também trata ondas de calor e ossos fumegantes da Deficiência de Calor, enquanto Mo Han Lian esfria mais fortemente o Sangue para parar vários tipos de sangramento.
Fontes pesquisadas: