Chinese Yam
Rhizoma Dioscoreae
No maravilhoso livro de referência Chinese Natural Cures de Henry C. Lu – ele descreve um conto chinês ligado ao inhame chinês – Shan Yao- na medicina chinesa:
“Era uma vez dois reinos em guerra um com o outro. Quando o reino mais forte venceu a batalha, todos os soldados do reino derrotado escaparam para uma alta montanha para se esconderem de seus inimigos. Os soldados vitoriosos cercaram a montanha e cortaram qualquer linha de comunicação. Pensando que os soldados na montanha não teriam escolha a não ser se render mais cedo ou mais tarde, ou então morrer de fome, o exército vitorioso começou a se divertir no sopé da montanha. Um ano inteiro se passou e, estranhamente, eles não viram um único soldado se rendendo da montanha. Então, uma noite, um forte exército apareceu de repente correndo da montanha para quebrar o cerco abaixo e obter uma vitória decisiva sobre seus captores.
O que os soldados haviam comido na montanha?
Depois que o suprimento de comida acabou, eles começaram a procurar algo para comer e encontraram muitas videiras com grandes raízes. Os soldados comiam as raízes enquanto o cavalo comia as videiras. Como as plantas cresciam nas montanhas e suas raízes eram tão poderosas quanto remédios, os soldados chamavam as plantas de Shan Yao de “medicina da montanha” –
“Shan Yao” 山药, traduzido literalmente como Medicina da Montanha e comumente conhecido como Inhame Chinês ou Dioscorea, é um tubérculo amplamente utilizado tanto na culinária asiática quanto na fitoterapia por suas propriedades benéficas à saúde.
Shan Yao é uma trepadeira herbácea com tubérculos retos e oblongos que podem crescer até 1 metro de comprimento. É nativa da China, originalmente cultivada em regiões ao sul do Yangtze, mas agora cresce em todo o leste da Ásia e na Europa.
O inhame chinês é único, pois os tubérculos podem ser comidos crus, mas é mais provável que você o encontre adicionado a sopas, refogados ou bolinhos. Tem um sabor suave e levemente adocicado e combina com quase tudo. Ao cortá-lo, você notará uma grande quantidade de mucilagem (a substância espessa e viscosa). Isso é o que dá a Shan Yao seu efeito calmante nas membranas mucosas, aliviando a inflamação nos pulmões e no estômago.
Na Fitoterapia Chinesa usamos Shan Yao por suas qualidades nutritivas.
Ele tonifica o Qi do Pulmão, Baço e Rim, tornando-o excelente para quem sofre de fadiga ou que geralmente se sente estressado e esgotado. Você vai encontrá-lo em fórmulas para digestão fraca, distúrbios pulmonares (tosse crônica, asma) e fórmulas para melhorar a reprodução e vitalidade. Estudos modernos mostram que suas propriedades podem ajudar a reduzir a inflamação, regular o açúcar no sangue e melhorar o sistema imunológico.
Você pode encontrar Shan Yao seco em qualquer mercearia asiática de boa qualidade. Coloque um pouco em sua próxima canja de galinha para um impulso extra nutritivo neste inverno.
Tonifica o qi, nutre o yin e tonifica o baço, pulmão e rim.
Possui enzimas digestivas e ajuda na absorção de nutrientes durante a digestão. Tonifica o Qi e fortalece o Baço. Regula a taxa de glicose no sangue. Esta espécie de inhame (conhecido como cará no Brasil), recupera a energia da pessoa.
É processado em fatias grossas, não processadas ou cozidas com farelo.
É uma ERVA SUPERIOR na Medicina Chinesa.
- Propriedades: doce, neutro
- Meridianos associados: Baço, Rim e Pulmão
- Dosagem: de 9 a 30 gramas. Em caso de diabetes, até 250 gramas.
Ação e indicações:
Tonifica o Baço, nutre o Yin do Estômago e interrompe a diarreia
- Deficiência de Baço ou Estômago com diarreia, fadiga, sudorese espontânea e anorexia
Tonifica o Qi do Pulmão e nutre o Yin do Pulmão
- Deficiência de Qi e/ou Yin do pulmão com tosse crônica.
A Deficiência de yin do pulmão e a deficiência de Qi pode levar a tosse, chiado, respiração superficial, com ausência de escarro ou escassa. Expectoração pegajosa e difícil de expectorar. Shan Yao tonifica o Qi e o Yin do Pulmão.
Pode tonificar o qi e o yin do pulmão diretamente e tonificar o metal (pulmão) através da tonificação da terra (baço).
Para casos graves de deficiência de qi, é comumente combinado com tônicos de qi e baço, porque é leve em ação.
Tonifica o Yin do Rim e adstringe o Jing
- Deficiência de Qi do Rim com espermatorreia, frequência urinária e corrimento vaginal
- Diabetes (Xiao Ke) devido a deficiência de Qi e Yin
Xiao-Ke é a terminologia da medicina chinesa para diabetes. No entanto, quaisquer outras doenças que manifestam sede e emagrecimento também podem ser chamadas de Xiao-Ke.
Cuidados:
- Não use sozinho para condições de excesso, especialmente plenitude devido à umidade, estagnação ou acúmulo.
- Não use sozinho para Umidade.
- Use com cautela com insulina e outros antidiabéticos. Pode ocorrer um efeito hipoglicemiante sinérgico.
Notas:
- Esta erva pode ser usada por um longo período de tempo.
- Esta erva pode ser usada no lugar de cortisona, prednisona e progesterona.
- Acrescenta massa muscular.
- Como esta erva umedece e não é nem quente nem fria, ela beneficia tanto o Yin quanto o Yang dos Pulmões e Rins.
- Shan Yao é neutro e tonifica o Yin do Baço, enquanto Da Zao tonifica tanto o Qi quanto o Sangue no Baço e no Estômago.
- Shan Yao entra no canal do Pulmão para tonificar o Yin do Pulmão, interrompendo a tosse devido ao consumo de Deficiência. É principalmente um tônico, aumentando tanto o Qi quanto o Yin dos Pulmões, Baço e Rins.
- O Dioscoreae Chao Shan Yao frito a seco aumenta mais fortemente o Baço, harmoniza o Estômago e tonifica os Rins para adstringir o Jing. É usado para parar a diarreia, fezes moles, corrimento vaginal e espermatorreia.
Fontes pesquisadas: