Pular para o conteúdo

Gui Zhen Cao 鬼针草

Herba bidens bipinnata

Picão Preto

Bidens Pilosa
Xian Feng Cao 咸豐草
Gui Zhen Cao -鬼针草

Bidens pilosa é uma espécie anual de planta herbácea da família das margaridas Asteraceae. Tem muitos nome, e o mais comum é “pinos de sapateiro” ou picão preto. É nativo das Américas, mas é amplamente distribuído como uma espécie introduzida em outras regiões do mundo, incluindo Eurásia, África, Austrália, América do Sul e Ilhas do Pacífico.

Bidens pilosa é uma planta anual ramificada de hábito grácil, crescendo até 1,8 metros de altura. Cresce agressivamente em terrenos perturbados e muitas vezes torna-se erva daninha.

A planta pode florescer em qualquer época do ano, mas principalmente no verão e outono nas regiões temperadas. As flores são pequenas cabeças sustentadas em pedúnculos relativamente longos. As cabeças consistem em cerca de quatro ou cinco florzinhas de raios brancos largos que se desenvolvem em frutos farpados.

Os frutos são hastes pretas ásperas, ligeiramente curvas, rígidas, tetragonais em seção transversal, com cerca de 1 cm de comprimento, tipicamente com duas a três arestas rígidas e fortemente farpadas em suas extremidades distais.

As infrutescências formam rebarbas esféricas estreladas com cerca de um a dois centímetros de diâmetro. Os espinhos farpados dos aquênios ficam presos nas penas, pêlos, lã, roupas, etc. de pessoas ou animais que roçam a planta. Uma erva daninha de jardins, bosques e áreas de resíduos.

Embora o Bidens pilosa seja considerado principalmente uma erva daninha, em muitas partes do mundo também é uma fonte de alimentos e remédios. As folhas têm um sabor resinoso e são comidas cruas, em ensopados ou secas para armazenamento. É especialmente importante na África Oriental, onde é conhecido como “michicha”.

Na medicina tradicional chinesa, esta planta é considerada uma erva medicinal, chamada Xian Feng Cao (chinês: 咸豐草). Reduz a inflamação, elimina o calor e promove a micção (apendicite, nefrite, disenteria, hepatite). Reduz o inchaço, drena o pus e promove a geração de tecidos (hemorroidas).

Na planta Xian Feng Cao a produção de pólen é grande, podendo ser coletado e utilizado pelas abelhas. Como resultado, a forte capacidade reprodutiva e o método primoroso de dispersão de sementes fazem da Xianfengcao grandiflora um grupo dominante de plantas silvestres em terrenos planos e à beira de estradas.

Xian Feng Cao é uma famosa erva medicinal popular e uma das matérias-primas importantes do chá de ervas. A erva inteira é coletada fresca ou seca e fervida para beber. É uma bebida de verão. Caules tenros e folhas ou mudas podem ser fritos e comidos, e são vegetais silvestres comuns.

Toda a planta pode ser utilizada e tem efeitos como eliminação do calor, desintoxicação, diurese e eliminação da estagnação do sangue. Existem mais de 40 tipos de doenças que podem ser tratadas, segundo modernas pesquisas, como anti-inflamatório, anti-infecção, doenças imunológicas, sistema digestivo, câncer, diabetes, redução de pressão arterial, diminuição do sangue gordura, etc. Seus efeitos de limpeza de calor e redução de açúcar no sangue são bastantes apreciados pelo público.

  • Propriedades: doce, brando, amargo, neutro (resfriado), caloroso
  • Meridianos associados: Rim, Intestino delgado, Bexiga urinária, Fígado, Baço, Intestino grosso
  • Dosagem: 6 a 15 gramas

Ações e Indicações:

Reduz a inflamação, elimina o calor, remove a toxicidade e promove a micção (limpa o calor e a umidade dos intestinos)

  • Apendicite, nefrite, disenteria, infecção do trato urinário, cistite, diabetes, icterícia e hepatite

Revigora o Sangue, dissipa a Estase Sanguínea, reduz o inchaço, drena o pus e gera carne

  • Hemorroidas e inchaços tóxicos

Expele Vento-Calor

  • Gripe, dor de garganta

Dispersa estases, alivia a dor e trata feridas incisas

  • Feridas incisas

Outras informações:

  • Esta erva pode ser usada como bebida no verão para evitar o calor do verão.
  • Pode ser usado sozinho topicamente para inchaços tóxicos.
  • Diz-se que a natureza da erva é doce e suave, com uma propriedade neutra, embora outras fontes a listem como amarga. As aplicações listadas incluem gripe, inchaço e dor de garganta, enterite, disenteria, icterícia, carbúnculo intestinal, epilepsia em crianças, desnutrição em bebês e hemorroidas.
  • Outras fontes dizem que esta erva trata artrite reumatoide, entorse, picada de inseto e escorpião, diarréia, disenteria, hepatite, nefrite aguda, dor de estômago e dor de garganta.
  • A decocção desta erva cura disenteria, laringalgia (dor na faringe), disfagia, vômito, espasmo cardíaco e dilatação esofágica, e é eficaz na remoção de materiais tóxicos, interrompendo a diarréia e eliminando o calor.
  • Esta erva foi mostrada para inibir o crescimento de células cancerosas.
  • Esta erva tem sido usada para tratar a cecite (inflamação da parte do intestino grosso de nome ceco) nos últimos anos.
  • Para câncer de esôfago, 15-30 gramas por dia são decotados e tomados por via oral.
  • Diz-se que esta erva, de sabor amargo, de natureza suave e não tóxica, cura principalmente picadas de aranha e mosca através de aplicação interna e externa.
  • Diz-se também que a picada de escorpião pode ser curada pela aplicação externa desta erva.

Cuidados:

  • Tenha cuidado para aqueles com Deficiência de Baço e Estômago.
  • Contraindicado durante a gravidez.

Fontes pesquisadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *